A classe é uma estrutura de dados fundamental em C# e é utilizada para definir um conjunto de objetos que compartilham atributos e comportamentos. Elas são usadas para modelar entidades reais do mundo, como por exemplo, uma conta bancária, um carro ou um jogador de futebol. Classes são declaradas usando a palavra-chave “class” seguida pelo nome da classe. Os atributos são declarados como variáveis dentro da classe e os comportamentos são declarados como métodos.
Aqui está um exemplo de uma classe chamada “Carro” em C#:
class Carro
{
// Atributos (variáveis)
public string marca;
public string modelo;
public int ano;
public int velocidadeAtual;
public int velocidadeMaxima;// Construtor
public Carro(string marca, string modelo, int ano)
{
this.marca = marca;
this.modelo = modelo;
this.ano = ano;
velocidadeAtual = 0;
velocidadeMaxima = 200;
}// Métodos (comportamentos)
public void Acelerar()
{
if (velocidadeAtual + 10 <= velocidadeMaxima)
velocidadeAtual += 10;
}public void Frear()
{
if (velocidadeAtual – 10 >= 0)
velocidadeAtual -= 10;
}public void ImprimirInformacoes()
{
Console.WriteLine(“Marca: ” + marca);
Console.WriteLine(“Modelo: ” + modelo);
Console.WriteLine(“Ano: ” + ano);
Console.WriteLine(“Velocidade Atual: ” + velocidadeAtual);
}
}
Neste exemplo, a classe “Carro” tem atributos como marca, modelo, ano, velocidade atual e velocidade máxima. Ele tem um construtor que é usado para inicializar os valores dos atributos quando um novo objeto da classe é criado. Ele também tem três métodos: Acelerar, Frear e ImprimirInformacoes. Estes métodos permitem que os objetos da classe “Carro” acelerar, frear e imprimir suas informações, respectivamente.
Em C#, existem dois tipos principais de classes: classes públicas e classes privadas.
- Classes públicas: Classes públicas são acessíveis de qualquer lugar do código. Elas são declaradas com a palavra-chave “public” antes do nome da classe. Essas classes podem ser herdadas e instanciadas por outras classes, e seus membros (atributos e métodos) também podem ser acessados e modificados por outras classes.
- Classes privadas: Classes privadas só são acessíveis dentro do próprio arquivo de código onde elas foram declaradas. Elas são declaradas com a palavra-chave “private” antes do nome da classe. Essas classes não podem ser herdadas ou instanciadas por outras classes, e seus membros só podem ser acessados e modificados dentro da própria classe.
Além disso, existem outros tipos de classes como classes abstratas, classes seladas, classes estáticas e classes anônimas.
- Classes abstratas: Classes abstratas são classes que não podem ser instanciadas diretamente. Elas são usadas como uma base para outras classes, que herdam suas propriedades e métodos.
- Classes seladas: Classes seladas são classes que não podem ser herdadas por outras classes.
- Classes estáticas: Classes estáticas são classes cujos métodos e atributos são acessados e modificados diretamente, sem precisar instanciar o objeto.
- Classes anônimas: Classes anônimas são classes que não têm nomes e são usadas para criar objetos sem precisar declarar uma classe explicitamente.